Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

domingo, 16 de janeiro de 2011

Tablets, Tablet PC, Cintiq Wacom e Hp TouchSmart tx2

Ainda me lembro da primeira vez que me apresentaram uma Tablet alguns anos atrás, e lembro que achei sensacional, mas infelizmente coordenação motora nunca foi muito meu forte, lembro que apanhei muito até conseguir fazer um risco decente que seja. Passou algum tempo até que eu pegasse numa Tablet novamente, tendo que agüentar muitas gozações de amigos e uma crise de tendinite... rs

Nesse período “traumático” da minha vida artística comecei a procurar uma ferramenta digital a qual me adaptasse com mais facilidade, foi quando descobri a Cintiq da Wacom, foi amor à primeira vista com seu design, praticidade, níveis de pressão e o melhor eu podia desenhar direto na tela da mesma forma como fazia no papel (parecia que meus problemas tinham acabado).



Mas ao ver o preço, meu sonho foi por água abaixo (malditos impostos brasileiros ¬¬)


Então comecei a procurar outras soluções que coubessem no meu bolso. Foi ai que vi uma matéria em um site há uns dois anos se não me engano, sobre Tablet PC’s. Então comecei a pesquisar, achei muita coisa de qualidade duvidosa ou que não servia para meus propósitos, depois de muito tempo achei um vídeo no Youtube de um tal de HP TouchSmart tx2.


Depois de tanto procurar achei um por um preço que cabia no meu bolso, então resolvi arriscar e comprei. Comecei a testar e no final até que superou minhas expectativas, mas acredito que não deva superar uma Cintiq (mesmo que eu não tenha usado uma), afinal o TouchSmart foi projetado pra tarefas do dia a dia do usuário comum e não pra arte como são os produtos da Wacom.

Fotos by Jeff Jones: http://br.olhares.com/jeffjones

Quatro meses depois, a avaliação que posso dizer é que o TouchSmart é uma boa ferramenta que ajuda pra quem não tem grana pra investir numa Cintq, por ser um notebook de 12’ é prático, pode-se levar pra todos os lugares que quiser a tela gira 180° você pode desenhar, por exemplo, no Photoshop utilizando os atalhos do teclado (pra quem está acostumado) com a tela normal, ou girar a tela e desenhar sem teclado algum utilizando a caneta ou até o dedo no modo Tablet.

Fotos by Jeff Jones: http://br.olhares.com/jeffjones

Agora os problemas que encontrei são; recomendo comprar uma película protetora para tela, pra conservar-la melhor do contato com a caneta que fica meia riscadinha depois que você usa, mas não se preocupe, toda vez que limpar adequadamente a tela essas marcas saem, a bateria dura pouca 2h no máximo e os níveis de pressão que não dá aquela variação de grosso e fino no traço como pode-se fazer num papel ou nas tablets da Wacom. Mas mesmo assim é uma boa ferramenta, mesmo com essas pequenas limitações ele quebra um galho pra quem não tem grana pra uma Cintiq como eu, mas é claro que estou me limitando apenas a dizer avaliação que fiz em relação ao uso artístico do TouchSmart, pois ele tem alguns recursos que o faz um notebook um pouco acima da média em relação aos outros convencionais do mercado.

No momento esta é minha humilde avaliação, agora se você trabalha com arte e quer um desempenho e uso profissional, tiver condições de comprar uma Cintiq e quer dominar o mundo, então a compre, afinal é pra isso que ela está ai (um dia eu chego lá). ;)

Bom esse é primeiro post que quis compartilhar neste inicio de ano, logo voltarei com a programação normal e mais ilustras novas, abraço a todos.=)

11 comentários:

  1. Aeeeee..
    Esse cara é metidinho mesmo, viu? fez até charge para harmonizar o post. hehe.
    ficou demais!!
    grande post e ótimas avaliações..
    aguardamos as artes feitas com seu note de boy!!!
    absss

    ResponderExcluir
  2. hehe... o note pode ser de boy, mas o dono não é não, tive que ralá e só não vendi o corpo pq não vale nada...hehe
    pode deixa chefe, logo teremos novas artes!
    absss

    ResponderExcluir
  3. Que malinhaaaa ein hahahahahah !!
    eae Henrique como vai cara ??? nossa que legal vc tambem ta por aqui hehe vou te lincar la no meu blog !! eae na correria dos trampos la no estudio??
    parabens pelo novo computer.. to namorando uma cintiq tambem cara to qse cometendo uma loucuraaa hahahahaha !! parabens pelo blog ta bem legal mesmo !!!

    abraço
    CAZ

    ResponderExcluir
  4. hehe...Iae Cauê, pois é to por aqui tbm tentando aprender como funfa esse trem.
    Ah por enquanto to de férias aproveitando o melhor que posso, logo logo volta correria do estudio.
    É meu, eu to louco por uma Cintiq os caras não abaixam o preço nunca, mas um dia eu vou ter uma se Deus quiser, enquanto isso quem não tem cão (Cintiq) caça com gato (TouchSmart)...hehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Hahauahua
    aprendendo nada, tu já é mestre dos Drawings for Children and Youths"
    valeu mano, manda mais aee

    ResponderExcluir
  6. Interessante trajetória.
    Sigo-te, um bj

    ResponderExcluir
  7. E ae Henrique!?
    Deu uma olhada geral aqui no blog e gostei pra caramba de seus trabalhos!
    Meus parabéns!
    Um dia quero chegar a metade disso!
    Abraço!

    Visita o meu quando puder, pra ver o que acha?
    http://brunocomotti.blogspot.com/
    Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Olá Henrique!
    Obrigado por visitar o meu blog e também pelos elogios. Seu blog, apesar de ser direcionado a um público específico, também é bastante interessante. Parabéns. Abraços do mais novo seguidor!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá Henrique!

    Primeiramente gostaria de parabenizar pelos seus trabalhos, realmente muito bons.
    Gostei muito do seu texto comparativa entre a Cintiq e a HP TouchSmart tx2, mas fiquei com algumas curiosidades. Segue lá:

    Por acaso existe algum delay na HP?
    Para fazer ilustrações mais pesadas, o HP agüenta?
    Vc conhece o Zbrush? Será que daria certo modelar com o HP nele?

    Valeu pela atenção e mais uma vez parabéns pelos trabalhos.

    Kleber Edney.

    ResponderExcluir
  11. Opa, muito obrigado Kleber pelo elogio ao meu blog meus posts.
    Então cara, de início sempre quando começo a usar a tela touch, seja com a caneta ou dedo existe sim um pequeno delay, mas é coisa rápida logo ela funciona que é uma beleza responde bem, o bom que você nem precisa pressionar com muita força o toque é bem suave.
    Quanto a ilustrações mais pesadas ou mais demoradas eu não costumo usá-lo, já que a tela é de 12” depois de um tempo cansa minha vista, a bateria dura muito pouco cerca de 2h, eu até fico horas usando ele ligado direto na tomada para alguns trampos, mas não costumo fazer isso com freqüência não sei se o bicho agüenta o tranco, pois ele às vezes esquenta um pouco na saída de ar, ai dou um tempo, prefiro não arriscar... hehe
    Ah, o Zbrush eu conheço, nunca testei ele no HP até porque não manjo muito de Zbrush, mas acredito que daria pra modelar sim, não vejo porque não funcionaria.
    Opa de nada qualquer coisa sempre que possível to por aqui.
    Flw!

    ResponderExcluir